ESPETÁCULOS

INSTANTÂNEOS

SINOPSE

O espetáculo aborda o ser humano e suas relações através de situações cotidianas. No palco, cinco atores e um músico vivem diferentes máscaras, revelando de forma simples e lúdica a maneira como habitamos o mundo.

Inspirado no Topeng – teatro/dança dos rituais de Bali – e no teatro popular brasileiro, “Instantâneos” avança para o futuro, respondendo às evoluções do espaço cênico através da investigação em sua encenação o princípio artesanal desses dois universos, suas cores vibrantes e seus ritmos tradicionais.

Resultado de uma pesquisa sobre objeto manipulado, o cenário habita o palco de maneira ágil e lúdica. Objetos são manipulados, ora por varas, ora sobre rodas. Como o espetáculo não se fundamenta no uso de palavra e do diálogo, a música tocada ao vivo assume papel fundamental na narrativa, garantindo seu lugar junto aos atores. Instrumentos asiáticos, como o gamelão, e instrumentos brasileiros e africanos – cavaquinho, conga, alfaia, pandeiro e marimbas – se integram, propondo pesquisa de ritmos populares criando uma orquestras de instrumentos tocadas por músico e também pelos atores.

Um espetáculo dirigido para o público de todas as idades. Sua linguagem fragmentada desenvolve a imaginação do olhar do espectador e recoloca-o na condição de observador ativo.

HISTÓRICO

Em 2011 “Instantâneos” recebeu o Prêmio de Teatro Funarte Myriam Muniz para Montagem. Teve sua temporada de Estreia no Espaço SESC Copacabana no Rio de Janeiro, como parte do Circuito Estadual SESC Rio. Participou também do Festival de Inverno SESC 2011, em Friburgo – RJ; IV Edição do Circutio Estadual das Artes de 2011, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro nas cidades Guapimirim, Carmo e Cabo Frio. Em 2012 tornou a receber o Prêmio de Teatro Funarte Myriam Muniz para Circulação.

FICHA TÉCNICA

Direção Fabianna de Mello e Souza
Elenco (Sistema de Rodízio) Fabianna de Mello e Souza, Flávia Lopes, Matheus Lima, Eduardo Vaccari, Lucas Oradovschi, Miguel Nogueira da Gama & Tomaz Nogueira da Gama
Musicistas Samantha Rennó & Luiza Brina
Direção Musical Samantha Rennó
Adereços Cenográficos e Estruturas de Bambu Ivan Gil Mello e Souza
Estrutura em Ferro Roque
Tecido Mar Théâtre du Soleil
Figurino e Confecção Tânia Tartarelli
Projeto Gráfico Lusia Neves
Iluminação Aurélio de Simoni
Fotografia Lucia Vignoli
Direção de Produção Conexão Eventos – José Carlos Della Vedova
Realização Cia. dos Bondrés

NOSSOS ESPETÁCULOS

2008-2018 © Cia. dos Bondrés. Todos os direitos reservados.